OK
Close

Símbolo atemporal, Carnaval é revitalizado

TODODIA Express

ANDRÉ ROSSI ENGENHEIRO COELHO | 19/05/2017-00:45:26 Atualizado em 19/05/2017-00:45:18

Depois de 20 anos de ausência, a cidade de Engenheiro Coelho voltou a comemorar o Carnaval de Rua. A retomada da tradicional festa foi um das iniciativas da atual administração para reaquecer o cenário cultural na cidade.
Desde 2013 os foliões voltaram a tomar as ruas da cidade para pular o carnaval. Segundo o secretário de Cultura, Edimar Oliveira, o Cavaco, o objetivo é fornecer atividades culturais para a população.
"O carnaval em Engenheiro Coelho era muito conhecido, atraia muitas pessoas de várias regiões. Infelizmente ficamos anos sem celebração e, graças ao empenho e o esforço de todos, estamos realizando mais uma edição e cumprindo a determinação do prefeito Pedro Franco, que é oferecer atividades culturais à população coelhense", afirmou Oliveira.
Nos últimos quatro anos, outras atividades culturais foram remodeladas. Além da Expo Engenheiro Coelho (leia mais nessa página), o Desfile de Cavaleiros e Carros de Boi é feito anualmente para celebrar a cultura sertaneja.
Outra novidade foi a realização da Queima do Alho, tradição culinária dos peões de boiadeiros. Além de proporcionar um grande evento gastronômico, a festividade também ajuda a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), instituição que atua no município.
MAIS CULTURA
Segundo a Prefeitura de Engenheiro Coelho, a prioridade para os próximos anos é aumentar a oferta de atividades culturais na cidade. Estão no planejamento a criação de um museu para o resgate cultural e histórico do município, criação do Projeto Facine, para oferecer sessões de cinema semanais, e incentivar a participação dos artistas coelhenses nas futuras atividades.
Além disso, o Executivo tenta viabilizar, junto aos governos Estadual e Federal, a construção de um teatro na cidade.