OK
Close

'Quero ser melhor do que fui nos quatro anos'

TODODIA Express

ANDRÉ ROSSI ENGENHEIRO COELHO | 19/05/2017-00:45:40 Atualizado em 19/05/2017-00:45:33

Reeleito em 2016 para o seu segundo mandato como prefeito de Engenheiro Coelho, Pedro Franco (PMDB) não quer ficar conhecido como um governante que "tirou o pé" em seu segundo mandato. Atual presidente do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas), o gestor acredita que pode fazer um segundo governo superior ao primeiro.
"Muitas pessoas dizem que o prefeito reeleito tira o pé do acelerador. Quero ser o contrário, quero ser melhor do que fui nos quatro anos. Sei que a cidade é carente em alguns setores, e até o final desse novo mandato quero continuar avançado", disse Franco.
Assim que assumiu a prefeitura, em janeiro de 2013, o peemedebista herdou uma dívida de cerca de R$ 22 milhões. Com isso, o primeiro objetivo foi reestruturar os serviços básicos para a cidade continuar funcionando.
"A dificuldade maior foi a dívida que nos herdamos, aproximadamente R$ 22 milhões. E era uma cidade muito mal organizada, que não tinha visão. Fomos encarando essas dificuldades e mostrando nosso trabalho. Começamos a fazer o que a cidade precisava de forma geral, em todos os setores. (...) Hoje, todas as obras estão retomadas e diminuímos a dívida também", afirmou o prefeito.
Além dos investimentos nas áreas fundamentais do município, como Educação e Saúde, a prefeitura também apostou na Cultura para colocar o nome de Engenheiro Coelho no cenário nacional. A reativação da Expo Engenheiro Coelho, que mescla o rodeio da cidade com uma feira agroindustrial, teve papel determinante nesse processo.
"Essa festa divulgou o nome de Engenheiro Coelho em quase todo o País. Só no ano passado, estiveram presentes pessoas de mais de 150 municípios diferentes. Isso divulga bastante a cidade. (...) A cidade precisa de Educação, Saúde, mas precisa de diversão também, e isso não tinha mais. Agora conseguimos providenciar", celebrou Franco.
PRESENÇA REGIONAL
Pleitear benefícios em conjunto com outras cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) também tem sido um objetivo do atual prefeito. Para isso, o chefe do Executivo tem ampliado o diálogo com outras prefeituras através de órgãos regionais.
Em 2015, Franco assumiu como presidente do Consab (Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Básico), permanecendo até janeiro de 2017. Atualmente, é presidente do Fundocamp, sendo o primeiro prefeito de Engenheiro Coelho a ocupar tal posição.
"Eu estando lá dentro, é mais fácil ver os benefícios que tem para disponibilizar para os municípios. Então é claro que isso vai abrindo horizontes para que eu possa trazer mais benefícios para o nosso município também. E fora que eu vou estar ajudando a região também, que é o intuito maior", comentou o prefeito.