OK
Close

VISITA

Fogo Cruzado

29/08/2017-22:36:09 Atualizado em 29/08/2017-23:42:56

O deputado estadual Chico Sardelli (PV) recebeu ontem, em seu gabinete na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico de Sumaré, Roberto Romi Zanaga. Eles conversaram sobre projetos e demandas da cidade.
REFORMA POLÍTICA
A 6ª reunião do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em 2017 acontece sexta, em Cosmópolis. O encontro deve reunir presidentes de Câmara e vereadores das 20 cidades para a discussão da proposta de reforma política. O tema será abordado pelo advogado Claudio Nava, especialista em Direito Eleitoral.
'POUCO ENTENDIDO'
"O tema tem sido debatido à exaustão pela mídia já há algum tempo, mas como a reforma política ainda não foi para a votação definitiva, ainda é pouco entendido por todos, daí a necessidade de trazermos o assunto também para o Parlamento", afirma o presidente Hélio Ribeiro (PSB), que preside o encontro, ao lado do presidente da Câmara de Cosmópolis, André Luiz Barbosa Franco (PRB). No debate que ocorre a partir das 9h, na Câmara de Cosmópolis, devem aparecer temas como "voto distrital", "distritão" e "voto distrital misto"; além de assuntos como o número excessivo de partidos, fundo eleitoral e fim das coligações, ou seja, novas regras que podem atingir as eleições já em 2018.
'COBAIAS'
"Uma coisa é importante para o Parlamento: os vereadores saberem que são 'cobaias' dessas mudanças, no sentido de que tudo o que for aprovado pelo Congresso para valer nas eleições de 2018, são testes e servem de experiência para as eleições de 2020", afirmou Claudio Nava. Na reunião de sexta, Nava promete fazer um comparativo entre a Lei Eleitoral vigente e a que está em discussão, apontando ainda para as questões que têm possibilidades efetivas de entrar em vigor nas eleições de 2018 e aquelas que serão descartadas pelo Congresso. Os debates são abertos a todos os interessados.
FEIRA NOTURNA
O vereador Odir Demarchi (PR) protocolou na Câmara de Americana um projeto de lei no qual propõe a realização de uma feira livre noturna no município. De acordo com o autor, a proposta tem como objetivo permitir a realização de feiras no período das 18h às 23h, às terças, com comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, gêneros alimentícios, comidas típicas, artesanato e vestuário. "São inúmeras as vantagens que a instalação de uma feira livre noturna traz para cidade e para os consumidores, que podem contar com melhores preços, melhor qualidade, produtos, além de fácil acesso com economia de tempo aos que tem o seu dia ocupado por atividades, contando ainda com a vantagem de se ter mais um ponto de lazer e encontro para a população", aponta. No projeto, Odir propõe que os comerciantes deverão ser residentes no município e possuir registro de sua atividade comercial na prefeitura.